VIGIAI

09/08/2013 21:55

PEÇA TEATRAL VIGIAI

(Começa tudo escuro e vozes ocultas fazem a narração)

VOZ MASCULINA:

 Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo. É como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse. Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã. Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo. E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai.

VOZ FEMININA:

Jesus... Ele andou aqui e marcou a humanidade para sempre. Se você o encontrasse, mas encontrasse de verdade, nunca mais seria igual. As palavras dele eram suficientes para mudar sua vida. Só a sua presença já enchia você de paz. A marca do ministério dele era o amor. Tudo que ele fez foi por amor e amor foi o mandamento que ele deixou. Um dia ele precisou voltar ao lugar de onde veio, afinal, ele não era daqui. No entanto, diferente de todos os outros que passaram por esta terra, suas palavras não puderam ser levadas com o tempo e elas ressoam, cada vez mais forte, em todos os lugares, como se a todo tempo fossem ditas outra vez. Ele ainda está vivo, e está tão longe, tão alto, mas na verdade está bem perto, dentro de você.

Não disse que ele voltou? Não disse que a marca dele é o amor? O segredo de ele estar entre nós, mesmo depois de ter voltado pra casa, está no que ele mesmo disse um dia...

VOZ MASCULINA:

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.

VOZ FEMININA:

E é isso que tem que nos dar força para seguir mesmo nos tempos de crise. Ele disse que voltaria, e mais, que o Espírito dele estaria conosco para sempre... O Bom Consolador! E assim foi, Jesus subiu e o Espírito Santo desceu e vive em nós.

VOZ MASCULINA:

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

VOZ FEMININA:

Sim, ele nos lembra do que Jesus nos ensinou.

 

CENA 1: (um menino -Júlio- no notebook e um rapaz representando o Espírito Santo- ES. Julio não olha o Espírito Santo)

 ES: Não porás coisa má diante dos teus olhos, lembra?

JÚLIO: Só vou baixar uns filmes, fazer umas pesquisas, nada de mais.

ES: É o que você acha. Depois muitos outros links vão aparecer. Pornografia, propostas falsas, mentiras do diabo para atrair você.

JÚLIO: Eu sou forte.

ES: Você não é forte! Não seja tolo.

JÚLIO: Que saco! Eu quero cuidar da minha vida e essa voz na minha cabeça fica falando um monte de coisas! Cansei, vou dormir.

ES: E orar não?

JÙLIO: Ah!!! Tenho que orar ainda... Que bom que lembrei. Ah... Mas estou tão cansado.

ES: Orar Júlio! Você precisa orar.

JÚLIO: Mas eu preciso orar. (Se ajoelha) Senhor... (boceja) Vish! Amanhã tem trabalho...

ES: Isso não importa agora, fale com Deus.

JÚLIO: Ah Deus, eu ando tão fraco... Nem sei por que. É muito cansaço. Eu preciso saber como fazer para ficar firme na tua presença. Me responde em sonhos Senhor! Eu vou dormir agora e enquanto eu estiver dormindo vem a mim em sonhos. Ow Aleluia! Vou ouvir tua voz. Boa noite e amém. (Deita na cama)

ES: Em sonho? Meu filho, Deus não precisa te contar em sonhos a resposta a essa pergunta. Como vais ficar forte se não quer ler a Bíblia, se não quer orar? A revelação de Deus é a Palavra! Que tal levantar e buscar respostas nela?

JÚLIO: Não vejo a ora de sonhar. E depois a irmã do círculo de oração vai interpretar tudo e eu serei uma nova criatura. (dorme)

ES: Lamento, mas não funciona assim.

 

NARRAÇÃO: E Júlio dormiu, mas não sonhou com nada. No dia seguinte acordou cedo e foi seguir sua rotina de sempre. Trabalho, faculdade, igreja. Estar na igreja não significa estar em Deus. SER IGREJA é estar em Deus. Era essa a vida do nosso personagem nos últimos meses. Um dia ele foi tão apaixonado por Jesus... Deixaria tudo por Ele! Tinha vocação, não desprezava seus dons, só ia a lugares aos quais Deus o acompanharia, só fazia o que Deus permitia, só vivia como Jesus queria.

Sabem o que é sair do topo e ir direto ao abismo? Não? Vai entender se prestar bastante atenção na história de Júlio. A vida oferece muitas coisas a nós e não raramente seremos tentados, mas devemos vigiar, estar atentos, revestidos de toda armadura espiritual, ter visão de Deus, ter a mente de Cristo para estar diante de tudo o que mundo oferece e dizer NÃO. Parece tudo muito atraente, mas no final nos tira o que temos de mais precioso: a presença de Deus.

Foi assim com este rapaz... Já não sabia dizer não. Não trocava a internet por um minuto com Deus, não orava por que se achava cansado de mais, não lia a Bíblia sem ficar com sono... Aos poucos, ele que andava sempre com o Espírito Santo, foi perdendo-se pouco a pouco.

JÚLIO: Olá, Ana Licía... Tanto tempo que não te vejo. Senti falta de falar com você.

E.S: E eu sinto falta de você falar comigo...

ANA: Ah! Meu querido... A vida anda tão corrida.

JÙLIO: Mas se você ama algo de verdade sempre arranja um tempinho, não?

ANA: É verdade... Perdoe-me. Vamos mudar isso.

E.S: Ah! Sim! É verdade. Então onde esta o amor que tu tinhas por mim Júlio? Pois nunca mais tiveste tempo para ao menos contar-me sobre teu dia.

(Júlio fica um tempo calado)

ANA: Tudo bem com você? Ficou tão calado...

JÚLIO: Só uns pensamentos que me vieram à mente... Ando tão estranho.

ANA: Estranho?

JÚLIO: Esquece... É besteira.

ANA: Ah! Não, não! Vais me contar. Somos amigos, você pode contar comigo. Vamos sair hoje à noite, não quero um não como resposta. Você vai comigo àquele restaurante e vai me contar tudo... Eu também tenho muito a te contar.

E.S: Esquece isso! É o único dia em que você ainda vai à igreja. Nos outros dias sempre tem um curso, um trabalho, um projeto...

JÚLIO: Vou à igreja hoje.

ANA: Precisa ir sempre? Deus não esta em todos os lugares? Ele vai te deixar só por que você não vai a igreja hoje?

JÚLIO: Claro que não, Ana!

ANA: Então????

JÚLIO: Passo na sua casa às 8.

ANA: Até lá, meu amigo.

NARRAÇÃO: Internet... Amigos... Lembra algo a você? Será que não fez algo parecido? Quantas vezes não dissemos: “ah, não tem importância!” quando na verdade tinha toda a importância? Tudo que quer te afastar de Deus vai chegando como algo muito inocente, e cabe a você perceber. Não troque o Senhor, que é o que há de mais importante, por qualquer outra coisa, ainda que ela seja seu maior sonho.

Israel entendeu isso quando foi levado cativo à Babilônia... Longe de Jerusalém o povo chorava lembrando da Terra Santa e percebeu o que de fato importa. Foi nessa situação que o salmista disse: “que a minha mão direita definhe, ó Jerusalém, se eu me esquecer de ti! Que a língua se me grude ao céu da boca, se eu não me lembrar de ti, e não considerar Jerusalém a minha maior alegria!” (Sl. 137. 5-6)

Não espere estar no cativeiro para entender o valor de Deus em sua vida.

 

JÚLIO: Deus, fico até com consciência pesada em ir a essa saída com a Ana Lícia hoje, mas não consigo dizer não a ela.

E.S: No entanto, a mim você diz NÃO tão facilmente.

JÚLIO: Ela me ajudou no momento mais difícil da minha vida, sabe? Quando perdi meu emprego e já não tinha dinheiro pra nada... Ela foi meu “tudo”.

E.S: Ela?? Então você já nem lembra mais... Lembra agora quem de fato estava com você!

 

( A cena muda e aparece Júlio e Ana Lícia há 3 anos, quando ele estava sem emprego)

 

JÚLIO: (chorando) Eu nem sei mais o que faço! Não tenho mais dinheiro nem para comprar os mantimentos, Aninha!

ANA: Meu amigo, você vai conseguir! Eu estou com você! Tome, o que tenho aqui comigo é 20 reais. Amanhã vou ter que fazer uma viagem a negócios, mas assim que voltar te ligo.

JÚLIO: Obrigado por sempre estar comigo me dando suporte, Ana. Que Deus te abençoe.

ANA: Que Ele abençoe a você também. Vou passar 3 meses fora. Eu vou, mas meu coração fica.

JÚLIO: Três meses?

ANA: Sim... Força, amigo! (Dá um abraço e vai embora).

E.S: Calma, amigão! Ela já foi, mas eu vou ficar!

JÚLIO: Meu Senhor! Agora tenho 20 reais e nada para comer, nada para pagar o aluguel, nem as outras contas, nada para pagar nem a passagem de ônibus quando for procurar um emprego... (em desespero)

E.S: Lembra que eu estou com você? Sabe o que isso significa?

JÚLIO: Mas no meio de tanta dor, meu conforto é saber que tu estás comigo... É o que conforta minh’alma.

E.S: Olha só o que está na palavra... Tenho uns recadinhos para você. (Júlio abre a Bíblia e começa a ler e foleá- la). Todo o meu cuidado por você já está registrado aí! Temos uma aliança! Olha só essas plantas, veja os pássaros, veja toda a natureza... Eles não podem fazer nada por si... Tão frágeis... Mas eu os sustento. Filho, eu faço coisas incríveis por eles, como não faria por você?

JÚLIO: Olhai para os lírios do campo...

E.S: Eu cuidarei de você.

JÚLIO: Senhor, eu não teria nada se não tivesse tua presença... Mas eu tenho a ti! Então nada me falta! Não me deixa murmurar!

(Continua a cena do Espírito Santo consolando Júlio e toca a música ‘Não ceda- Rose Nascimento’/ apenas sugestão).

(Volta à cena original)

JÚLIO: Naquela época eu não tinha nada e andava mais feliz.

E.S: Andava comigo... Depois eu te dei um emprego e você se preocupa mais com ele do que comigo.

JÚLIO: Bem... Boas lembranças, mas agora preciso ir ao encontro.

 

NARRAÇÃO: O Espírito Santo esteve conosco nos momentos mais diversos... Quando choramos, quando sorrimos, quando o mundo inteiro nos abandonou... Sabe aquela de “Ainda que uma mãe se esqueça do seu filho que ainda mama, eu, todavia, não esquecerei de ti”? Deus é mesmo assim, mas nós fazemos questão de nem ligar.

O recado será sempre o mesmo: VIGIAI! Jesus está voltando, o mundo continua girando e você pode ser o próximo a cair em uma dessas voltas se não estiver atento.

Júlio saiu com a amiga. Não foi só isso... Ele vem fazendo muitas escolhas erradas há muito tempo! E assim seguiu. Se tornou alguém arrogante, insensível, frio. Houve um momento em que tudo o que havia nele daquele bom menino despareceu e ele se tornou mais um, só mais um. Um com o perfil do mundo, um que esqueceu de Deus. Enganava as pessoas no trabalho, mentia para os amigos, foi-se a glória.

 

JÚLIO: Estou tão contente com tudo o que conquistei.

E.S: Pois eu não estou. Você fez as piores escolhas nos últimos meses então venho me despedir de você.

JÚLIO: Conquistei tudo o que quis.

E.S: E hoje perde tudo o que precisa. Filho. Não há espaço suficiente para mim e para o mundo em você. Você escolheu o mundo, então devo partir. E como vou triste, mas devo deixa-lo, já não há em você nada de mim. (Sai)

(Apagam-se as luzes e soam altos gemidos)

NARRAÇÃO: Esse é o choro da alma de muitos. A maior dor é a de estar separado de Deus. Disse bem quem falou que o nosso vazio é do tamanho de Deus, pois só ele o preenche. Não se pode alcançar a verdadeira felicidade ganhando o mundo inteiro, mas perdendo a conexão com o Criador. Júlio agora tinha tudo e não tinha mais nada. No meio de toda a ânsia de sua alma ele lembrou outra vez dos tempos em que viveu o que era importante. Lembrou da paz que abundava em sua alma mesmo quando tudo ia mal, lembrou e chorou sentindo a dor da separação... Ele se olhou no espelho e não gostou do que viu.

 

(ÚLTIMA CENA: Júlio entra em casa arrasado e olha um espelho bem grande na parede. Ele para e encara o espelho por um bom tempo)

JÚLIO: E você? (falando para o espelho) Quem é você? Parece muito comigo, mas não sou mais eu! Não pode ser eu!!!

(Ele bate no espelho e depois continua olhando. Uma música começa a tocar e à medida que a canção passa ele vai mudando de expressão até cair em prantos e demonstrar profundo arrependimento. A música sugerida aqui é FILHO/DE DEUS de DANIELA ARAÚJO. Vale a pena conferir, a letra e a melodia são lindas e encaixam perfeitamente nesta história.- Após a música, Júlio clama por perdão bem alto e o Espírito Santo reaparece. À medida que ele se aproxima, a expressão de Júlio vai mudando e a alegria dele vai voltando outra vez. O Espírito Santo estende a mão e ele segura e sorri).

 

NARRAÇÃO: A mensagem é esta, o recado está dado. Jesus voltou ao Céu de Glória, mas ainda está com você, através do Espírito Santo. Ele é seu fiel amigo, seu Consolador, Ele traduz suas orações, Ele te lembra do que Jesus falou, Ele te aconselha, te diz o que é certo, te repreende quando você quer errar. Ouvi-lo ou não é uma escolha sua e, como qualquer escolha, traz consequências. Escolha hoje ficar com o que você tem de mais precioso e rejeitar as futilidades que o mundo oferece. Seja o amigo, namorado, internet, TV, trabalho, estudos, blá, blá, blá! Tem muita coisa importante na vida, mas nada vale mais que o seu Deus: VIGIA!

 

Com Amor, A. S. C.

 

 

PARA FAZER DOWLOAD DO TEXTO, CLIQUE EM VIGIAI.docx (23930)